Sobre o Autor

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Pai-Professor-Doutrinador-Artista Amador-Conscienciólogo-Consultor de Idiomas-especializado na Língua Inglesa. Sempai (Ikkyu) de Judô do MahaGuru Goh Thong Mong (Malásia). Aprendiz de Medicina Chinesa sob a tutela do Mestre Dr. Sifu Li Hon Ki (Santa Catarina). Estudioso e pesquisador das raízes das Artes Marciais e a Evolução do Ser. Seguidor das idéias de Joseph Campbell. Multiplicador Certificado do Programa Sri Sathya Sai da Universidade de Sai Baba na India em Educação em Valores Humanos.

6/03/2011

KIAI - O Sopro de Poder

K I A I


Este é o nome dado ao tão conhecido e poderoso grito de batalha.



KI – – significa Mente, Sopro, Fôlego, Energia Vital ou Espírito

AI – – vem da palavra AIWASU que significa 'Unir'; Logo, numa tradução literal esta palavra composta significaria, literalmente, Espírito Unido ou Espírito Concentrado
Nas Artes Marciais Coreanas o grito de KIAI é conhecido como KIHAP ( 기 합 ).


Contudo, não é uma interpretação precisa da união dessas duas palavras. De acordo com o Sensei Frederick John Lovret, quando usada depois, e termo 'AI' torna-se um indicador de maior ênfase.

KIAI significa então: 'E S P I R I T O !'





Em filmes de Artes Marciais Japonesas o KIAI é frequentemente caracterizado por 'Hi-Yáh!', 'Aiyah!' ou 'Hiah!', a maioria das pessoas que já viram filmes do Bruce Lee percebe que ele usa e abusa de tons abruptos, agudos e nada naturais emitidos pelo Mestre-Criador do Jeet Kune Do.


No BUJUTSU (Arte Japonesa da Guerra) o KIAI está ligado a um aglomerado interno de energia que é liberada em um único foco explosivo de Força de Vontade. Aos praticantes de faixas coloridas de KaraTê(Dô), JuDô, AikiDô e KenDô são ensinados que devem soltar o KIAI (KIHAP para os praticantes de TaeKwonDô e HapKiDô) ao executar uma técnica. Posteriormente, aprendem a importância do KIAI na execução dos KATA.

Na verdade, esta poderosa ferramenta que é o KIAI, pode ter a pronuncia da palavra que for, ou ter o som com as sílabas que forem, ou nem mesmo ter som, desde que seja aplicado com o seu total propósito, pois, de acordo os grandes mestres das Artes Marciais o barulho do KIAI deve surgir da região do HARA ou DANTIEN e não apenas da garganta.


É atribuído ao KIAI, pelos praticantes das Artes Marciais, vários propósitos:


AMENDRONTAR/ ATORDOAR UM OPONENTE/ ATACANTE
Tanto em treinos no dojo ou práticas de torneios quanto numa situação de defesa pessoal, é um tanto óbvio que a habilidade de atordoar a mente do oponente traz vantagens. Nessa aplicação do KIAI a porção audível pode não estar em sincronia com o KIAI nem com a técnica.


CHAMAR A ATENÇÃO (no caso da defesa pessoal)
Mesmo que um atacante não se amedronte com o grito do defensor, no case da defesa pessoal, outras pessoas estão sujeitas a escutar o grito e averiguar sua origem. Muitas pessoas que estão inclinadas a atacar alguém temem serem pegas e se acharem que alguém possa descobrir o que estejam fazendo, podem interromper a abordagem ofensiva. É claro que os 'cenários' em que ocorrem as aplicações da defesa pessoal são complicados e únicos, não estou afirmando que os gritos lhe ajudarão cada uma das vezes em que um 'cenário' destes se faça valer. Porém, chamar a atenção com a voz gera possíveis resultados.


PROVER O ESPÍRITO
Mesmo que um oponente não se amedronte com o seu grito, gritar pode dar o Espírito à pessoa emitindo o KIAI. Quando em combinação com um oponente assustado ou atordoado, o Espírito aumenta mais ainda.


COORDENAR A RESPIRAÇÃO E A CONTRAÇÃO MUSCULAR
Exalar o Ar enquanto você grita (tente gritar inalando) é melhor para a contração dos músculos do torso. Esse estado contraído dos músculos do torso é exatamente o estado desejado ao desferir golpes, ataques, contra-ataques e aplicar técnicas de esquiva e bloqueio. Esse estado ajuda a 'ligar' várias partes do corpo para um aumento na transferência completa de ímpeto. Pode também auxiliar na lapidação da resiliência, como alvo, para lidar com quaisquer possíveis contra-ataques em potencial desferidos pelo oponente ou atacante.
CarlosAmoras

Um comentário:

  1. Muito bem meu mano, me amarrei no script sobre o KIAI, é isso mesmo, estou aprendendo a cada dia na prática e compartilhar "Artes Marcias" com você é sempre muito bom!!!

    Abração do teu irmão que te ama!

    Rafael Amoras.

    ResponderExcluir